top of page

NOTÍCIAS

Neste espaço, irá encontrar as pequenas e grandes noticías relevantes para a sua saúde e bem-estar.
NOVA GERÊNCIA
Uma dose de ar fresco

 

A Nova Gerência com a sua dinâmica e vontade, vem trazer à Clínus uma dose de ar fresco, inovando e reestruturando todos os serviços para o melhor servir.

 

Novembro, 2015

MEDICINA DENTÁRIA

 

A Medicina Dentária, após ter estado durante um mês inactiva, para a sua reestruturação bem como renovação de equipamento, contamos agora com uma grande equipe de médicos e de técnicos credenciados.

 

                                                                                                                                                              Novembro, 2015

OS NOSSOS SERVIÇOS
Ao seu dispôr uma variedade de serviços de saúde e bem-estar.

 

Temos várias especialidades clínicas para melhorar a sua saúde e bem-estar.

Em breve teremos outras especialidades e serviços.

 

Novembro, 2015

CORPO CLÍNICO
Médicos e técnicos.

 

A Clínus, é uma Clínica Médica e Cirurgica que tem o previlégio de trabalhar com uma equipe de médicos e técnicos conceituados. Que juntos criamos um novo conceito para a saúde e bem-estar.

 

Novembro, 2015

ANÁLISES CLÍNICAS
GERMANO DE SOUSA   Centro de Medicina Laboratorial.

 

O Grupo Germano de Sousa é hoje mais do que uma rede de Laboratórios de Patologia Clínica, mas sim um grupo de Patologistas Clínicos qualificados, Farmacêuricos Analistas, Técnicos Superiores e Técnicos de Análises Clínicas.

A nossa políica é a procura contínua de excelência, na senda de um diagnóstico mais rápido, mais exacto, mais de encontro às necessidades dos nossos doentes e colegas, utilizando metoldologias mais avaçadas, para a melhoria contínua garantia e fiabilidade dos nossos resultados

 

Novembro, 2015

EM PROL DE UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
Vocação ou melhorar a saúde das pessoas são as grandes motivações de quem escolhe o curso de Medicina Dentária. Os dados foram divulgados este sábado, último dia do Congresso da OMD.

 

Ser médico dentista envolve muito mais que a paixão por uma profissão. Os jovens que já concluíram a licenciatura ou mestrado e que já exercem a profissão sentem que as expectativas não foram cumpridas, principalmente no que toca à remuneração. É também este o principal motivo que leva muitos profissionais desta área a praticar Medicina Dentária fora do país: a procura de um salário melhor. Dos que emigraram, 40 por cento planeia regressar a Portugal, no entanto não sabe quando.

Ainda de acordo com o estudo de empregabilidade divulgado no Congresso, a profissão é vista como dispendiosa, em especial devido aos custos com a formação ao longo da vida. No entanto, quando inquiridos se voltariam a escolher este curso, a maioria responde que sim.

 

Barómetro Saúde Oral 2015

Foram também divugados neste evento os resultados do inquérito realizado a 1102 portugueses, com mais de 15 anos, residentes no continente e ilhas. Entre os vários dados revelados, consta a conclusão de que 72 por cento dos portugueses têm falta de dentes naturais.

 

Novembro, 2015

CHEQUE DENTISTA
Clínica aderente.

 

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral incluído no Plano Nacional de Saúde, tem como principais objectivos a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento das doenças orais.

Para concretizar esta acção, são regularmente emitidos Cheques Dentista para idosos, grávidas, crianças e jovens.

 

Novembro, 2015

CHEQUES-DENTISTA ALARGADOS A JOVENS DE 18 ANOS
Medida entrará em vigor a 01 de março do próximo ano 

 

Os cheques-dentista vão ser alargados aos jovens de 18 anos que tinham sido beneficiários do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde, Leal da Costa. Este alargamento do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNSO), publicado esta sexta-feira em Diário da República, vai entrar em vigor dia 01 de março do próximo ano. Passarão a receber um cheque-dentista os jovens de 18 anos que já tenham beneficiado do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos. Serão também abrangidos os infetados com VIH/sida que já não façam tratamentos há mais de dois anos, sendo-lhes atribuídos dois cheques-dentista para um ciclo de tratamentos. Devem receber também cheque-dentista as crianças e jovens de 7, 10 e 13 anos com necessidades especiais de saúde, nomeadamente portadores de doença mental, paralisia cerebral ou trissomia 21 que não tenham ainda sido abrangidos pelo PNPSO.
 

Novembro, 2015

SINAIS E SINTOMAS DO CANCRO DA MAMA

 

O cancro da mama pode causar alterações físicas visíveis, que devem ser observadas com atenção:
-Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
-Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
-Sensibilidade no mamilo;
-Alteração do tamanho ou forma da mama;
-Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
-Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer "casca de laranja".
-Secreção ou perda de líquido pelo mamilo.

Apesar dos estadios iniciais do cancro não causarem dor, se sentir dor na mama ou qualquer outro sintoma que não desapareça, deve consultar o médico. Na maioria das vezes, estes sintomas não estão associados a cancro, mas é importante ser vista pelo médico, para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado atempadamente.

http://www.ligacontracancro.pt/

 

                                                                                                                                                              Novembro, 2015

A IMPORTÂNCIA DO RASTREIO DA RUBÉOLA
NA VIGILÂNCIA PRÉ-NATAL
 

A Rubéola é uma doença infeto-contagiosa que se transmite facilmente de pessoa para pessoa, através das secreções respiratórias. É mais comum nas crianças entre os 5 e os 9 anos. Os sintomas geralmente associados são: dores de cabeça, febre baixa e falta de apetite.

Apesar de não ser uma doença grave, torna-se particularmente perigosa na sua forma congénita, sobretudo se atinge a mulher grávida nos 3 primeiros meses de gestação, pois pode causar graves complicações. O vírus atravessa a placenta e atinge o feto, embora o seu impacto varie consoante as semanas de gravidez, já que quanto mais cedo se der a infeção, mais nefastas serão as consequências. Caso a infeção ocorra antes da 11ª semana de gravidez, o feto ficará afetado na sua formação, podendo desenvolver cataratas, surdez, deficiência mental e microcefalia. Por outro lado se o vírus surgir entre a 11ª e 16ª semana, o feto pode sofrer problemas auditivos ou perturbações neuro motoras. A Rubéola quando atinge a gestante e o feto após a 18ª semana já não acarreta complicações graves.

As consequências nefastas da Rubéola congénita impõem que a prevenção seja a atitude mais importante a ter: Não existe tratamento eficaz para a Rubéola, pelo que a prevenção é bastante importante. Desse modo, a pesquisa do estado imunitário para o vírus da Rubéola deve integrar sempre os exames solicitados durante o período Pré-Natal. Deve ser realizado um exame serológico, a partir de uma colheita simples de sangue, de forma a perceber se a paciente é imune ao vírus ou se é melhor recorrer à vacinação.

O primeiro teste serológico deve ser realizado antes da conceção, mesmo se a mulher tenha sido vacinada, porque a imunidade conferida pela vacina pode ter já diminuído. Se a mulher não estiver imunizada, deverá ser vacinada. Embora seja reduzido o risco de infeção fetal imediatamente após a vacina, desaconselha-se a gravidez por um período de três meses após a vacinação.

A vacinação é o principal meio de prevenção. Em alguns casos a vacina não é eficaz e por essa razão justifica-se que na consulta Pré-natal se confirme a imunidade. Se a mulher já estiver grávida, o teste deve ser realizado o mais precocemente possível e com o doseamento simultâneo de IgG e IgM específicas.

 

Novembro, 2015

bottom of page